Fisioterapia na Dor 'Ciática'

Fisioterapia | 8 de Jan de 2019 15:31

Fisioterapia na Dor 'Ciática'

A chamada dor “ciática” afeta atualmente milhares de Portugueses, habitualmente a partir dos 40 ou 50 anos, sendo uma dor causado por lesão ou disfunção do sistema nervoso periférico (dor neurogénica). Esta dor, habitualmente muito intensa, toma este nome porque é sentida geralmente na região onde passa o nervo ciático (região da nádega e face posterior da coxa), podendo associar-se a uma sensação de choque elétrico, queimadura ou ardor e mesmo sensação de formigueiros ou adormecimento.

Apesar de associarmos este tipo de dor neurogénica ao compromisso do nervo ciático, na maioria das vezes a causa está localizada nas raízes nervosas ao nível da coluna lombar (L4, L5, S1 e/ou S2), podendo existir uma compressão e/ou inflamação das mesmas.

A Dor “Ciática” de origem na coluna lombar surge normalmente em pessoas com história clínica de traumatismos, esforços bruscos e de repetição ou mesmo posições mantidas por períodos prolongados. É possível, contudo, que o quadro se instale sem que a pessoa associe qualquer fator desencadeante, podendo relacionar-se com fatores psicossociais.

Radiologicamente são comuns diferentes alterações consideradas, muitas vezes erradamente, como causas isoladas da dor “ciática”, tais como a presença de hérnias ou prolapsos discais ou processo de osteoartrose (em fase inflamatória) da coluna vertebral, sendo fundamental uma análise cuidada e atenta destes achados clínico antes de qualquer cirurgia.

Actualmente, a dor 'ciática' isolada não constitui critério cirúrgico, sendo necessária a presença de sinais ou sintomas neurológicos, como sendo a alteração de sensibilidade (táctil, dolorosa ou térmica) e diminuição da força. Contudo, cada caso deverá ser analisado de forma minunciosa e qualquer decisão deverá centrar-se na pessoa e nas suas limitações funcionais.

A Fisioterapia de excelência e especializada procura compreender a dor e assume um papel fundamental na avaliação das causas e tratamento das lesões e disfunções do sistema nervoso periférico.

- Tiago Freitas - 

fisioterapia | 1 de Jul de 2019 22:34

O Camaleão e o Profissional de Saúde

Gosto de pensar na habilidade de camuflagem do camaleão de forma um pouco diferente. Estamos acostumados a interpretar a camuflagem como uma forma de...

fisioterapia | 22 de Mai de 2017 16:22

Dor nos 'fios eléctricos'

Gosto de usar metáforas para ajudar as pessoas a compreender o seu problema clínico e quando penso na Dor Crónica, raciocino com...

fisioterapia | 4 de Ago de 2019 19:39

Facilitar pela mão. Libertar pelo movimento

Viver do passado está ultrapassado! O que significa dizer que os tempos são outros e com a mudança surgem novas perspectivas, novas...

Subscreva a nossa NEWSLETTER!