Intervenção Diferenciada em Fisioterapia Neurológica

Fisioterapia | 28 de Jun de 2020 19:56

Intervenção Diferenciada em Fisioterapia Neurológica

No princípio do ano, a Clínica Neurodor, em Vila Nova de Famalicão iniciou a actuação na área da Fisioterapia Neurológica - adultos e crianças, de forma diferenciada e centrada em cada Pessoa. A Fisioterapeuta Marta Gonçalves de Freitas, Docente do Ensino Superior e Especialista em Reabilitação Neurológica lidera essa intervenção na Neurodor, alcançando, em colaboração com cada pessoa e familiares, resultados que se traduzem em ganhos de movimento, funcionalidade, autonomia e qualidade de vida.  


Fisioterapia Neurológica Adultos

As lesões do Sistema Nervoso Central, como por exemplo o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Esclerose Múltipla e a Lesão Vertebro Medular, são umas das principais causas de incapacidade adquirida, com um impacto negativo na qualidade de vida e consequente limitação na independência nas atividades da vida diária, como, p.e., vestir, comer e realizar a higiene pessoal.

A intervenção do fisioterapeuta na reabilitação neurológica deve ser individualizada e adaptada de acordo com a resposta do indivíduo, no sentido de potencializar a funcionalidade e minimizar estratégias compensatórias. É fundamental que sejam fornecidos estímulos adequados, no sentido de uma correta reorganização do sistema nervoso. A reabilitação neurológica é um processo de aprendizagem, que exige um papel ativo por parte do utente, e que pretende a recuperação do controlo motor e da mobilidade, no sentido de um desempenho funcional eficaz e maior grau de autonomia.


Fisioterapia Neurológica Pediatria

A intervenção da fisioterapia na Pediatria tem como base de intervenção o domínio do conhecimento do desenvolvimento sensório-motor típico e dos seus desvios, que podem ocorrer durantes os primeiros anos de vida da criança. A intervenção individualizada e especializada, inclui o ensino de estratégias aos pais e ou cuidadores, com o objetivo de melhorar as capacidades funcionais e maximizar a independência e aquisição de competências necessárias para as atividades da vida diária, nos diferentes contextos em que esta se insere.

No contexto de intervenção em Fisioterapia Neurológica, a intervenção precoce é fundamental para o sucesso dos resultados, sendo fundamental um acompanhamento especializado e diferenciado. 



 

 

fisioterapia | 8 de Jan de 2019 15:31

Fisioterapia na Dor 'Ciática'

A chamada dor “ciática” afeta atualmente milhares de Portugueses, habitualmente a partir dos 40 ou 50 anos, sendo uma dor causado por...

fisioterapia | 9 de Mai de 2019 13:49

Maio é o mês de sensibilização da Dor Pélvica

O conceito de dor pélvica abrange toda a região da nossa pélvis e área circundante, nomeadamente a região abdominal,...

pilates-clinico | 28 de Abr de 2020 17:30

Voltar a estar “em forma” após o parto

5 questões fundamentais antes de iniciar a prática de exercício físico.   O corpo de uma mulher passa por significativas...

Subscreva a nossa NEWSLETTER!