Serviços

«Renovamos a confiança para o movimento»

1

Avaliação e Diagnóstico

O nosso processo clínico começa com uma consulta de avaliação e diagnóstico, centrada na pessoa, onde procuramos identificar as causas do problema apresentado, nas suas diferentes dimensões.

2

Intervenção

Planeamos uma intervenção específica para cada pessoa, combinando diferentes abordagens terapêuticas, que promovam a resolução do problema de forma eficiente e melhoria da qualidade de vida.

3

Acompanhamento

Valorizamos o contacto com os nossos clientes, mesmo depois do momento da alta, proporcionando um acompanhamento periódico.

OS NOSSOS SERVIÇOS

Acreditamos numa prática clínica colaborativa, integrando diferentes abordagens terapêuticas para uma intervenção mais eficaz ao nível da promoção da saúde, prevenção e recuperação de lesões e disfunções do movimento.

As disfunções do sistema músculo-esquelético são as mais frequentes na população, associadas a esforços, gestos bruscos, posturas mantidas, movimentos de repetição e traumatismos. Qualquer que seja a causa, a dor é o sintoma mais prevalente, podendo ter características mecânicas e/ou inflamatórias.

É fundamental uma avaliação detalhada que compreenda as estruturas anatómicas envolvidas no quadro clínico, no sentido de poder resolver o problema. Frequentemente existe um envolvimento de vários tecidos em simultâneo (estruturas músculo-tendinosas, cápsulo-ligamentares, osteo-articulares, nervosas), sendo a intervenção seleccionada de acordo com cada pessoa e as características da sua condição clínica.

As disfunções do sistema nervoso periférico são cada vez mais frequentes, podendo causar dor neuropática (dor irradiada no trajecto de um nervo), parestesias (formigueiro), hipoestesia/ anestesia (dormência), hiperestesia/ hiperalgesia/ alodínea (aumento da sensibilidade táctil e dolorosa), falta de força, edema (inchaço), alterações da temperatura e sudação, entre outras manifestações clínicas.

Estão identificadas diferentes causas de compromisso do sistema nervoso, como compressão (ex. tensão muscular ou hérnia discal), inflamação (ex. osteoartrite na coluna), doença metabólica (ex. diabetes), lesão por laceração ou estiramento (ex. acidente de viação), podendo ainda surgir como resposta a situações de stresse emocional elevado.

A Fisioterapia especializada em Neurodinâmica Clínica permite a realização de uma avaliação específica do sistema nervoso e aplicação de técnicas direccionadas à resolução dos sintomas e muitas vezes, das suas causas.

A dor é um fenómeno complexo, produzido pelo nosso cérebro, com influência do restante sistema nervoso (medula e nervos periféricos), como resposta à percepção de perigo ou ameaça. Na dor crónica, a pessoa sente dor por um período superior a três meses, muitas vezes sem que exista uma causa estrutural associada.

Actualmente, analisamos a dor crónica como sendo resultado de uma hiperexcitabilidade (actividade aumentada) do sistema nervoso periférico e principalmente sistema nervoso central, sofrendo a influência de diversos factores, como sendo os pensamentos e crenças, o stresse, o estado emocional, a alimentação, as experiências passadas e memórias, o suporte familiar, entre outros factores.

Para os Fisioterapeutas clínicos, especialistas na Dor, a ênfase é dada ao corpo e ao cérebro da pessoa, onde tudo se processa. O objectivo da abordagem da Fisioterapia na Dor crónica prende-se com a explicação dos processoas associados à dor (Explain Pain), exposição gradual ao movimento, diminuição do medo/ evitamento ao movimento, educação para a actividade e tarefa, reestruturação das crenças e forma de pensar face ao problema, diminuição da dor e ganho de capacidade física.

A Saúde da Mulher é uma área da Fisioterapia em expansão, que compreende uma intervenção cuidadosa e delicada, onde se abordam diferentes condições clínicas.

  • Condições Uro-ginecológicas
  • Disfunções do pavimento pélvico: incontinência urinária de esforço, de urgência ou mista, retenção urinária, disfunções sexuais (orgasmia, dispareunia/ vaginismo/ vulvodínia), dor pélvica, prolapsos, entre outras.
  • Condições Pós-cirúrgicas
  • Determinadas intervenções cirúrgicas na mulher estão sujeitas a uma intervenção terapêutica pós-cirúrgica, como sendo a mastectomia (remoção de tecido mamário, com ou sem esvaziamento ganglionar), mamoplastia de aumento (implantes mamários), histerectomia (remoção do útero), prolapsos vaginais e retais, cesarianas, entre outras.

A Fisioterapia especializada na Saúde da Mulher procura encontrar a causa da dor e disfunções relacionadas com o movimento e a função, tratando as suas causas e sintomas associados. Utilizamos os recursos mais avançados na área, como sendo Electromiografia, Biofeedback visual, diferentes materiais técnicos e programas de exercício terapêutico comprovados.

O Pilates Clínico é uma forma de actividade física terapêutica, individualizada, que promove o fortalecimento dos músculos que suportam a pélvis e a coluna, contribuindo para uma postura saudável e movimento natural.

    O Pilates Clínico intervém em diferentes áreas:
  • Dor Cervical e Lombar Crónica;
  • Disfunções do pavimento pélvico;
  • Gravidez e Pós-Parto;
  • Alterações de Postura;
  • Desporto de alta competição;
  • Infantil.
    Benefícios associados à prática de Pilates Clínico:
  • Fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna;
  • Fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico;
  • Consciência corporal, equilíbrio e coordenação motora;
  • Diminuição da dor;
  • Controlo respiratório e diminuição dos níveis de ansiedade;
  • Definição muscular e flexibilidade global;
  • Prevenção de lesões;
  • Bem-estar.

Treino Funcional é um método de treino que usa o peso corporal na grande maioria dos exercícios, podendo integrar pesos livres, bolas suíças, bolas medicinais, plataformas instáveis, TRX®, entre outros materiais. O Treino Funcional Terapêutico é desenhado para melhorar a performance física desportiva, prevenir lesões músculo-esqueléticas, e tonificar os músculos com consequente ganho de força e resistência, ganho de coordenação e capacidade funcional.

Na neurodor, o Treino Funcional distingue-se pelo acompanhamento individual e personalizado, realizado por um Fisioterapeuta, onde cada exercício é seleccionado de acordo com as necessidades de cada pessoa, tendo por base conhecimentos especializados do corpo humano, da biomecânica, da patologia e do treino físico, permitindo uma conjugação perfeita para a qualidade do exercício.

Mindfulness é muito mais do que uma simples prática de relaxamento ou meditação. Trata-se de uma poderosa ferramenta que procura treinar o cérebro humano para a atenção plena (foco) no momento presente. Utilizando diversas técnicas de concentração, os sentidos são treinados para estarem em constante estado de consciência, o que permitirá “desligar” a mente do passado e do futuro e de tantas preocupações constantes, mergulhando no agora.

Mindfulness contribui efectivamente para a redução dos níveis de ansiedade e stresse, diminuição da percepção da dor e para uma compreensão mais profunda acerca das emoções e sentimentos vivenciados. Em última instância, deveríamos viver em puro estado de meditação, a cada momento.

Performance+® é um produto criado pela neurodor, para pessoas com exigências de desempenho elevado, que consiste no desenvolvimento de um programa de exercícios e actividades terapêuticas que visam a melhoria da performance do corpo e da mente.

Desenvolvemos este programa para diferentes grupos, de acordo com a avaliação das necessidades pessoais, desportivas e profissionais, combinando diferentes valências terapêuticas da neurodor.

Actuamos ao nível da prevenção de lesões, potencialização do desempenho técnico e desportivo, correcção e melhoria da postura, diminuição dos níveis de ansiedade e stresse, desenvolvimento da confiança para o movimento, promoção de uma vida mais activa.

    Resultados com impacto do Programa Performance+®:
  • Empresas e Associações;
  • Clubes desportivos;
  • Escolas de dança;
  • Escolas e Centros educativos;
  • Outras Entidades.

A neurodor desenvolve periodicamente diferentes acções de promoção e educação para a saúde com o objectivo de (in)formar a comunidade acerca de temas clínicos actuais e relevantes. É nossa missão contribuir para uma comunidade mais conhecedora e, consequentemente mais exigente com os serviços de Saúde.

Subscreva a nossa NEWSLETTER!