Ligamentoplastia LCA

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

A ligamentoplastia do ligamento cruzado anterior é uma cirurgia de reconstrução que acontece em caso de rutura total ou parcial do mesmo.

Tratamento pré-cirúrgico

A intervenção numa fase anterior à cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior é, ainda, pouco comum, mas concluiu-se já, através de vários estudos, que em casos em que a fisioterapia é iniciada 3-14 semanas antes da cirurgia, com um plano de tratamento individual e específico, após uma consulta de avaliação detalhada, verifica-se uma melhoria da força e funcionalidade, assim como uma mais eficaz recuperação no período pós-operatório. Ou seja, é possível, então, estabelecer-se uma relação entre uma intervenção no período pré-cirúrgico e melhores resultados no período pós-cirúrgico.

Tratamento pós-cirúrgico

No período pós-cirúrgico é comum observar-se fraqueza e atrofia muscular principalmente de quadricípite, quando comparado com o membro contra- lateral e, por consequência, as funções do joelho poderão, também, estar afetadas. Este processo de atrofia começa a instalar-se logo nas primeiras semanas, sendo, por isso, crucial proceder-se a um processo de reabilitação em fisioterapia de forma precoce.

Tempo de recuperação

A reabilitação pós-cirúrgica em caso de rutura do ligamento cruzado anterior é um processo exigente e, normalmente, demorado. Dependendo de diversos fatores como estado funcional antes da lesão, características individuais de cada individuo como a idade, o tempo de recuperação nesta fase poderá estender-se por 4 a 5 meses.

A intervenção tem como objetivos o ganho de amplitude de movimento, o aumento progressivo da capacidade de suportar peso corporal, fortalecimento muscular, treino propriocetivo e neuromuscular e o retornar às tarefas de vida diária.