Alterações do sistema vascular durante a gravidez

Fisioterapia | 10 de Ago de 2021 10:18

Alterações do sistema vascular durante a gravidez

Durante a gravidez são diversas as alterações que uma mulher atravessa, e diversos, também, os sistemas em que elas acontecem.

Quais as alterações que acontecem no sistema vascular?

Um dos sistemas, sobre o qual recaem parte das queixas, relatadas por mulheres durante a gravidez, é o sistema vascular. Existem 3 fatores, que são consequência das alterações hormonais durante a gravidez, que são o aumento do volume sanguíneo, o relaxamento das paredes das veias, e ainda o aumento de pressão da veia cava inferior.

Sabe-se que o sistema venoso é responsável por trazer o sangue pobre em oxigénio, de volta até ao coração, e que esse retorno é feito à custa da contração das paredes das veias assim como da contração muscular dos músculos adjacentes. Desta forma, se pensarmos que uma veia com um determinado calibre durante vários meses recebe maior aporte sanguíneo, as suas paredes diminuem a capacidade contrátil e ainda que os níveis de atividade física das mulheres no terceiro trimestre diminuem significativamente, percebemos o porquê de ocorrerem estas alterações.

O que é o sistema linfático? De que forma a circulação linfática sofre alterações?

O sistema linfático é responsável pela drenagem da linfa, a que genericamente chamamos de “líquidos”, até aos gânglios linfáticos, acompanhando sempre o trajeto venoso. Uma alteração num sistema causa alteração nos dois. Por isso, é bastante comum surgir como manifestação o edema dos membros inferiores, que terá como consequência dor, sensação de pernas cansadas e consequentemente diminuição da qualidade de vida.

Como pode atuar a fisioterapia?

É, de facto, dito normal que as alterações acima referidas, se verifiquem durante a gravidez, ainda assim, existem formas de prevenir que estas resultem numa diminuição da qualidade de vida durante a gravidez e que potenciem uma melhor recuperação no período pós-parto.

Assim, são diversas as formas em que a fisioterapia pode atuar nestes casos, desde a utilização de técnicas como a drenagem linfática manual até à implementação de um programas de exercícios específicos para cada mulher, de acordo com as necessidades, e respeitando sempre as limitações impostas pela gestação.

Agende a sua consulta

nutricao | 4 de Out de 2021 11:18

O impacto da alimentação na inflamação

A inflamação é um processo fisiológico, que ocorre naturalmente no corpo, em resposta a uma disfunção, lesão...

fisioterapia | 19 de Mar de 2020 18:18

Neurodor Online

Fruto da situação de saúde pública que estamos a vivenciar, e do encerramento forçado tivemos que nos adaptar em...

fisioterapia | 5 de Ago de 2021 08:11

Escolha a Fisioterapia na Saúde Pélvica

Poder escolher é empoderador. Quando a escolha é sobre algo que não conhecemos [bem], pelo meio poderá surgir confusão,...

Subscreva a nossa NEWSLETTER!