Escolha a Fisioterapia na Saúde Pélvica

Fisioterapia | 5 de Ago de 2021 08:11

Escolha a Fisioterapia na Saúde Pélvica


Poder escolher é empoderador. Quando a escolha é sobre algo que não conhecemos [bem], pelo meio poderá surgir confusão, dúvida, medo, inércia,… no outro extremo do espectro, o poder da escolha pode ser, assim, assustador.

 

Quando falamos em Saúde Pélvica surgem ainda  interrogações e equívocos que são transversais a diferentes culturas, religiões e regiões, estratos sociais, níveis de literacia…

Quando falamos em saúde pélvica… frequentemente é porque algum problema assumiu já o palco da nossa vida. A decisão de procurar ajuda poderá ser mais ou menos imediata (aponta-se uma média de 7 anos entre o inicio dos sintomas e procurar tratamento). E o acesso a essa ajuda, apresentar-se, por si só, como uma jornada desafiante:  A quem é que eu falo dos meus sintomas?

 

Se ainda não ouviu falar de Saúde Pélvica, saiba que vai a tempo. Não importa a sua idade ou o quão prolongada é a condição de que sofre.


Manifestações Clínicas na Saúde Pélvica

A incontinência urinária é a expressão mais conhecida entre as perturbações da saúde pélvica. Outros problemas são também comuns-e-nunca-normais. Poderão surgir sozinhos ou agrupados. Nunca é normal:

  • sofrer de urgência para ir à casa de banho
  • a incapacidade de controlar o intestino
  • sentir dor - permanente ou que “vem e vai” - em qualquer parte da região pélvica e à distância, em qualquer circunstância
  • sentir que orgãos ou estruturas pélvicas estão “fora do sítio”
  • sentir que inserir um tampão ou copo menstrual é mais difícil (ou que sempre foi…) e, por outro lado, que se perderam as referências para perceber se está “no sitio”

 
Marque a sua consulta

Fale com o seu médico de familia. Fale com o seu ginecologista-obstetra. Fale com o seu urologista. Fale com o seu gastroenterologista. Fale com o seu psicólogo. Fale com o seu fisioterapeuta…

 

Para poder escolher precisamos de saber que a possibilidade de escolha existe. Escolher manter ou elevar o estado da sua saúde pélvica é um direito… e um dever para consigo mesma. É escolher (re)conhecer o seu corpo, prestar-lhe atenção e pequenas doses de cuidados, numa base diária, para o resto da sua vida.

Fisioterapia especializada na Saúde Pélvica

Na Clínica Neurodor, em Vila Nova de Famalicão, privilegiamos a  intervenção em fisioterapia é a 1ª escolha para o tratamento da incontinência urinária de esforço e dos prolapsos de orgãos pélvicos nos estadios 1 e 2 (NICE, 2019). A avaliação por um fisioterapeuta especializado em saúde pélvica poderá ser uma mais valia na esmagadora maioria de todas as perturbações do pavimento pélvico.

Poder escolher assim é… empoderador.


                                                             Marque a sua consulta


Elizabeth Braga
Fisioterapeuta da Clínica Neurodor
Especialista em Saúde da Mulher (Saúde Pélvica & Oncologia Mamária)

fisioterapia | 19 de Mar de 2020 18:18

Neurodor Online

Fruto da situação de saúde pública que estamos a vivenciar, e do encerramento forçado tivemos que nos adaptar em...

fisioterapia | 9 de Mai de 2019 13:49

Maio é o mês de sensibilização da Dor Pélvica

O conceito de dor pélvica abrange toda a região da nossa pélvis e área circundante, nomeadamente a região abdominal,...

fisioterapia | 2 de Abr de 2020 15:10

É tempo de nos aproximarmos

Antes de tudo, somos seres humanos. Gostamos de contacto, de carinho e de aceitação. Antes de tudo, surgimos da...

Subscreva a nossa NEWSLETTER!