Porquê fazer Exercício orientado por um Fisioterapeuta Especialista?

Fisioterapia | 11/11/2021, 13:07

Porquê fazer Exercício orientado por um Fisioterapeuta Especialista?

Na Clínica Neurodor fazemos da sua saúde a nossa missão e para isso, é fundamental compreendermos que para sermos saudáveis, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é preciso sermos Funcionais (aptos para os movimentos, actividades, tarefas e funções do dia a dia) e experienciarmos Bem-estar (sentido de satisfação e propósito de vida), enquadrado com cada etapa de vida em que nos encontramos, de acordo com factores contextuais, genéticos e eventos anteriores.

É certo, que numa vida, profissionalmente mais sedentária, com a necessidade de estarmos longas horas em tarefas de repetição (ex. funções fabris) ou em posições ou posturas mantidas (ex. trabalhar ao computador), o movimento, sob a forma de exercício, actividade física ou estratégias de optimização da eficiência postural, representam um dos grandes factores de diminuição de risco de lesão ou patologia, bem como melhoria da qualidade de vida. Este argumento torna-se particularmente verdade, quando existe uma orientação especializada de profissionais de saúde com competências ímpares, como é o caso do Fisioterapeuta especializado em Exercício, pelo movimento.


                                    MARQUE A SUA AVALIAÇÃO!

É fundamental compreendermos que nem sempre o exercício representa a “pílula dourada” ou “cura para todos os males”, especialmente quando prescrito sem que a pessoa/ cliente tenha indicação para esta abordagem, ou apresente processos de dor ou de inflamação complexos, que requeiram outras intervenções ou até quando prescritos na dose errada, levando, muitas vezes, ao agravamento da condição.

 

Neste sentido, na Neurodor, a prescrição de exercício, associada a movimentos funcionais e actividade física, realizada por Fisioterapeutas especialistas é rigorosa e integrada numa avaliação e intervenção especializadas, podendo combinar diferentes técnicas ou abordagens complementares entre si.


Se apresenta uma condição clínica/ doença, ou se se enquadra no grupo de pessoas que investe na diminuição do risco de lesão/ doença ou simplesmente melhoria do estado de saúde, valorizando a intervenção pelo movimento e exercício, é importante procurar um Fisioterapeuta especialista, enquanto profissional de saúde diferenciado.

 
                                                  MARQUE A SUA AVALIAÇÃO!


O que distingue a actuação do Fisioterapeuta Especialista, na Prescrição de exercício, pelo movimento:

 

  1. O Fisioterapeuta especialista é o Profissional de Saúde especialista no movimento humano e na funcionalidade (aptidão optimizada para funções, tarefas e actividades)
  2. O Fisioterapeuta especialista actua de forma integrada com práticas de saúde, juntamente com outros profissionais de saúde, de forma ética e responsável
  3. O Fisioterapeuta especialista apresenta domínio da lesão e patologia/ doença, conseguindo actuar na prevenção e no tratamento das mesmas, de forma eficiente
  4. Os Fisioterapeutas desenvolveram a grande maioria dos estudos científicos de qualidade, acerca de factores de risco associados a lesões/ disfunções de movimento e estratégias de prevenção, nomeadamente, através de exercício clínico (intervenção pelo movimento, orientada por um Fisioterapeuta)
  5. O Fisioterapeuta especialista apresenta conhecimentos avançados sobre dor, inflamação e respectivos mecanismos neuro-imuno-fisiológicos, integrando estes conhecimentos na sua intervenção em disfunções músculo-esqueléticas
  6. O Fisioterapeuta especialista apresenta domínio de gestão adequada de factores psicossociais de influência na Pessoa (antes, durante e após condição clínica), como por exemplo o medo do movimento
  7. O Fisioterapeuta especialista apresenta competências de avaliação e Educação no comportamento motor e comportamento humano, nomeadamente através de Comunicação efectiva em Saúde e de Graded Exposure (exposição gradativa ao movimento e funcionalidade pela gestão do medo, crenças)
  8. O Fisioterapeuta especialista demonstra competências de avaliação e diagnóstico diferencial e diferenciado, com diferentes dimensões em saúde (e não apenas físicas)
  9. A abordagem do Fisioterapeuta nunca se poderá limitar ao exercício, integrando dimensões para além de aspectos físicos e contemplando as abordagens que melhor beneficiem a pessoa (estudos suportam a complementaridade de métodos, na intervenção do Fisioterapeuta)
  10. O Fisioterapeuta especialista desenvolve um processo de avaliação e intervenção da Pessoa de forma completa, complexa e voltada para a resolução de problemas ou melhoria da Qualidade de Vida (efectividade científica e clínica demonstrada)

 
                                                  MARQUE A SUA AVALIAÇÃO!

É fundamental informar-se acerca do seu quadro clínico ou estado de saúde, compreendendo de forma completa e actualizada, quais as melhores estratégias de intervenção e quais os Profissionais mais qualificados para um processo seguro, ético e com verdadeiro impacto aos vários níveis da funcionalidade e bem-estar para a vida.



Tiago Freitas
Director Técnico da Clínica Neurodor
Especialista em Fisioterapia Músculo-esquelética e Comportamento Humano

fisioterapia | 19/10/2021, 22:42

Recrutamento de Fisioterapeuta Músculo-esquelética

A Clínica Neurodor, em Vila Nova de Famalicão, continua a crescer, de forma diferenciada e sustentada, estando a decorrer, até dia 31 de...

fisioterapia | 28/06/2020, 19:56

Intervenção Diferenciada em Fisioterapia Neurológica

No princípio do ano, a Clínica Neurodor, em Vila Nova de Famalicão iniciou a actuação na área da Fisioterapia...

fisioterapia | 11/07/2022, 16:27

Dor Cervical: quando suspeitar de compromisso nervoso?

Quais os factores de influência na Dor cervical?  A coluna vertebral (coluna cervical, torácica e lombar) é a...

Subscreva a nossa NEWSLETTER!