RPG - Reeducação Postural Global

Fisioterapia | 27 de Mai de 2021 14:02

RPG - Reeducação Postural Global

A Clínica Neurodor, em Vila Nova de Famalicão, aposta numa filosofia clínica diferenciada, direccionada a cada Pessoa. É neste sentido que a abordagem RPG - Reeducação Postural Global tem vindo a contribuir para a eficácia clínica da nossa intervenção em Fisioterapia especializada.

Também conhecida como RPG, a Reeducação Postural Global é um método especializado de avaliação e intervenção em fisioterapia, personalizado a cada pessoa. Tem por base uma avaliação postural muito detalhada que procura encontrar desequilíbrios musculares que poderão estar relacionados com alterações posturais e com o surgimento de sintomas.

O RPG centra-se no indivíduo e não na doença e pode ser utilizada em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuromusculoesquelético, sendo elas agudas ou crónicas e com ou sem manifestação de sintomas.

Este método assenta nos princípios de Individualidade, uma vez que cada pessoa é única e, por isso, não existem tratamentos padrão para um determinado sintoma, Causalidade dado que a verdadeira causa do problema pode estar distante do seu sintoma, logo não deve apenas tratar-se o local da dor e Globalidade por abordar e otimizar o corpo humano como um todo.

É indicado a indivíduos de todas as idades, tanto para prevenir eventuais consequências de posturas viciosas e mantidas no tempo, como para combater sintomas associados a problemas morfológicos, articulares, traumáticos ou respiratórios.

Dores nas costas, escolioses, hérnias discais, dor ciática, torcicolos, hipercifose, hiperlordose, pés planos e cavos, joelhos valgos ou varos, entre outros, são exemplos de algumas áreas de atuação da RPG.

A sua intervenção consiste na reorganização e reequilíbrio dos músculos que garantem a postura e caracteriza-se ainda por um trabalho corporal ativo, utilizando uma série de exercícios em posturas variadas que colocam todo o corpo em estiramento para que haja melhoria do alongamento muscular, diminuição das retrações teciduais e consciencialização postural.  Este raciocínio baseia-se na anatomia e biomecânica das cadeias musculares e no pressuposto de que a função estática dos músculos posturais está intimamente relacionada com uma solicitação permanente dos mesmos e com um consequente encurtamento muscular e diminuição da flexibilidade.

 

As sessões de tratamento, na clínica Neurodor, são sempre individuais e com base nas necessidades específicas de cada pessoa.

 

Alguns dos benefícios deste método são:

 

- Gestão da dor músculoesquelética;

- Melhoria da flexibilidade e mobilidade;

- Fortalecimento muscular;

- Reeducação do padrão respiratório;

- Otimização da consciência corporal;

- Melhoria da eficiência postural;

- Melhoria do bem estar e qualidade de vida.

Para além de todos estes benefícios, a RPG apresenta também uma vertente de auto eficácia uma vez que fornece estratégias à pessoa para esta seja capaz de gerir o seu corpo e potencializar o seu bem estar através das auto posturas.


Marcela Machado
Fisioterapeuta da Clínica Neurodor
Especialista em Fisioterapia Músculo-esquelética e RPG

pilates-clinico | 23 de Abr de 2021 19:51

Recrutamento de Fisioterapeuta - Pilates Clínico

A Clínica Neurodor, em Vila Nova de Famalicão, está a recrutar um(a) Fisioterapeuta no âmbito de actuação do Pilates...

fisioterapia | 27 de Jun de 2017 16:16

Espiritualidade da Dor

Gosto de sentir cada pessoa, as suas características, as suas preocupações, a forma como acreditam na vida ou, por vezes, deixaram de...

fisioterapia | 24 de Fev de 2021 10:36

Novidade: Massagem de Relaxamento

Vivemos continuamente momentos de elevado stress, com exigências complexas tanto a nível pessoal, como profissionalmente. É fundamental...

Subscreva a nossa NEWSLETTER!