Tendinopatia – Tratamento Especializado em Fisioterapia

Tendinopatia refere-se a uma condição de disfunção de um tendão acompanhada de dor, com ou sem quadro inflamatório.
Causas e factores associados
Muitas vezes não é possível associar uma causa isolada a esta disfunção, contudo um dos factores mais frequentes é a exposição do tendão, repetidamente, a uma certa carga, que pode ou não ser superior aquela que consegue suportar, por exemplo em gestos de trabalho ou desportivo específicos. Ainda assim, podem também acontecer casos em que o tendão sofre uma agressão direta por traumatismo ou até derivado de uma queda. Será importante associar a história clínica anterior, condições clínicas associadas e factores pessoais intrínsecos.
Sintomas e sinais associados
Importa também ressalvar que pela sua estreita relação com outras estruturas envolventes, nomeadamente musculares e nervosas, por vezes a sintomatologia dolorosa pode estender-se pela região ao redor do tendão, surgindo associada a movimentos específicos ou em fases mais agudas, surgindo até em repouso ou durante a noite (a pessoa não encontra posição para o membro em questão). Como consequência da dor, a pessoa frequentemente refere sensação de falta de força e incapacidade.
Tendões/ regiões mais frequentemente afectados
As tendinopatias mais frequentes são do tendão rotuliano (articulação do joelho, anteriormente), supra-espinhoso (articulação do ombro, anteriormente) e extensores do antebraço (articulação do cotovelo, lateralmente).
Tempo de recuperação
O tempo de recuperação por tratamento conservador destes casos pode estender-se por 1 a 2 meses, dependendo da extensão e intensidade da disfunção e sintomatologia, características individuais de cada pessoa e o seu contexto, bem como a existência de factores de risco associados.
Esta intervenção de Fisioterapia especializada tem com objetivos diminuir a dor, restaurar amplitude de movimento, potenciar uma adequada dinâmica postural e melhor desempenho nas atividades de vida diária.
Marque a sua consulta de Avaliação
Francisca Martins
Fisioterapeuta da Clínica Neurodor
Especialista em Fisioterapia Músculo-esquelética e Pilates Clínico
Chen, Z., & Baker, N. A. (2020). Effectiveness of eccentric strengthening in the treatment of lateral. Journal of Hand Therapy.
COOMBES, B. K., BISSET, L., & BILL VICENZINO. (2015). Management of Lateral Elbow Tendinopathy: One Size Does Not Fit All. journal of orthopaedic & sports physical therapy.
Wilk, K. E., & Ellenbecker, T. S. (2015). Rehabilitation of the Overhead.

Porquê fazer Exercício orientado por um Fisioterapeuta Especialista?
Na Clínica Neurodor fazemos da sua saúde a nossa missão e para isso, é fundamental compreendermos que para sermos...

Recrutamento de Nutricionista
A Clínica Neurodor, em Vila Nova de Famalicão, está a recrutar um(a) Nutricionista, vocacionado(a) para as seguintes...

Ligamentoplastia LCA
A ligamentoplastia do ligamento cruzado anterior é uma cirurgia de reconstrução que acontece em caso de rutura total ou parcial...