Tendinopatia – Tratamento Especializado em Fisioterapia

Fisioterapia | 12 de Jul de 2021 15:53

Tendinopatia – Tratamento Especializado em Fisioterapia

 

Tendinopatia refere-se a uma condição de disfunção de um tendão acompanhada de dor, com ou sem quadro inflamatório.

 

Causas e factores associados

 

Muitas vezes não é possível associar uma causa isolada a esta disfunção, contudo um dos factores mais frequentes é a exposição do tendão, repetidamente, a uma certa carga, que pode ou não ser superior aquela que consegue suportar, por exemplo em gestos de trabalho ou desportivo específicos. Ainda assim, podem também acontecer casos em que o tendão sofre uma agressão direta por traumatismo ou até derivado de uma queda. Será importante associar a história clínica anterior, condições clínicas associadas e factores pessoais intrínsecos.

 

Sintomas e sinais associados

 

Importa também ressalvar que pela sua estreita relação com outras estruturas envolventes, nomeadamente musculares e nervosas, por vezes a sintomatologia dolorosa pode estender-se pela região ao redor do tendão, surgindo associada a movimentos específicos ou em fases mais agudas, surgindo até em repouso ou durante a noite (a pessoa não encontra posição para o membro em questão). Como consequência da dor, a pessoa frequentemente refere sensação de falta de força e incapacidade.

 

Tendões/ regiões mais frequentemente afectados

 

As tendinopatias mais frequentes são do tendão rotuliano (articulação do joelho, anteriormente), supra-espinhoso (articulação do ombro, anteriormente) e extensores do antebraço (articulação do cotovelo, lateralmente).

 

Tempo de recuperação

 

O tempo de recuperação por tratamento conservador destes casos pode estender-se por 1 a 2 meses, dependendo da extensão e intensidade da disfunção e sintomatologia, características individuais de cada pessoa e o seu contexto, bem como a existência de factores de risco associados.

Esta intervenção de Fisioterapia especializada tem com objetivos diminuir a dor, restaurar amplitude de movimento, potenciar uma adequada dinâmica postural e melhor desempenho nas atividades de vida diária.

 

Marque a sua consulta de Avaliação

 

Francisca Martins

Fisioterapeuta da Clínica Neurodor

Especialista em Fisioterapia Músculo-esquelética e Pilates Clínico

 

Chen, Z., & Baker, N. A. (2020). Effectiveness of eccentric strengthening in the treatment of lateral. Journal of Hand Therapy.

COOMBES, B. K., BISSET, L., & BILL VICENZINO. (2015). Management of Lateral Elbow Tendinopathy: One Size Does Not Fit All. journal of orthopaedic & sports physical therapy.

Wilk, K. E., & Ellenbecker, T. S. (2015). Rehabilitation of the Overhead.

 

fisioterapia | 16 de Fev de 2020 19:56

Novo Projecto: Preparação para Caminhadas & Peregrinações

Novo Projecto: Preparação para Caminhadas & Peregrinações O meu nome é Tiago Freitas e enquanto 'caminhante'...

pilates-clinico | 20 de Jul de 2021 08:51

Pilates Clínico & Eficiência Postural

Atualmente, assistimos a uma crescente do número de postos de trabalho que exigem posturas mantidas ao longo do tempo e movimentos repetitivos. Tal...

fisioterapia | 22 de Mai de 2020 12:33

A Saúde centrada no Wally

O tempo de isolamento trouxe consigo desafios ao ser humano, no plano da segurança física, financeira e emocional, mas também na...

Subscreva a nossa NEWSLETTER!