Pilates Clínico & Eficiência Postural

Pilates Clínico | 20 de Jul de 2021 08:51

Pilates Clínico & Eficiência Postural

Atualmente, assistimos a uma crescente do número de postos de trabalho que exigem posturas mantidas ao longo do tempo e movimentos repetitivos. Tal situação, associada ao sedentarismo e ao stress, podem ajudar no surgimento de dores músculo-esqueléticas e disfunções do movimento.

  1. Em 2019, segundo o Instituto Nacional de Estatística, 56% da população apresentava dor cervical (24%) e dor lombar (32%).

A procura por um tratamento eficaz, não só a curto como também a longo prazo, e com resultados ao nível preventivo tem sido cada vez mais procurado.


Como promover uma postura eficiente?

Uma postura eficiente é qualquer posição que determine a manutenção do equilíbrio com máxima estabilidade, mínimo consumo de energia e mínimo stress das estruturas anatómicas.


O que é o Pilates?

O elemento central do Pilates é a fusão entre mente e corpo, para que com isso o corpo alcance o equilíbrio e a força ideais, através de uma maior vantagem mecânica (Di Lorenzo, 2011). Procurando um corpo saudável através do movimento natural, coordenado e alternado com os tempos respiratórios, livre de compensações e tensões musculares desnecessárias (Rydeard et al., 2006).


Como é que o Pilates Clínico pode ajudar-nos na manutenção de uma postura eficiente?

O Pilates Clínico destaca-se pelo acompanhamento individualizado e detalhado, em que é feita uma seleção de exercícios que visam alcançar os objetivos traçados, não esquecendo a necessidade de realizar reavaliações para possíveis ajustes.

Deste modo, sendo que a eficiência postural depende da mobilidade articular, resistência muscular, flexibilidade, consciência corporal entre outros fatores, nos estudos mais recentes o Pilates Clínico vem sendo apontado como fator importante, estabelecendo uma relação com melhorias não só da sintomatologia dolorosa, assim como dos níveis de bem-estar físico e emocional.

Neste sentido, e partindo do ideal que cada pessoa tem necessidade e expectativas diferentes, torna-se primordial a realização de uma avaliação da capacidade funcional, realizada por uma profissional especializado.

 
Marque a sua avaliação. 

fisioterapia | 31 de Ago de 2021 15:50

Rotura dos ísquiotibias - características e factores de risco

As roturas musculares dos isquiotibiais (hamstrings) são comummente relatas em atletas profissionais ou amadores, sendo o futebol o desporto com maior...

fisioterapia | 14 de Abr de 2021 01:06

Obstipação, sabe o que é?

A obstipação ou prisão de ventre, é um dos distúrbios gastrointestinais mais comuns e com grande impacto na qualidade de...

fisioterapia | 22 de Mai de 2017 16:22

Dor nos 'fios eléctricos'

Gosto de usar metáforas para ajudar as pessoas a compreender o seu problema clínico e quando penso na Dor Crónica, raciocino com...

Subscreva a nossa NEWSLETTER!