Pilates Clínico é uma forma de atividade física terapêutica, que tem início no treino dos músculos estabilizadores profundos, e é orientada especificamente para a pessoa, onde cada exercício é selecionado com detalhe, de acordo com as necessidades únicas e contexto de cada um.
Atua ao nível da prevenção e/ou tratamento de condições músculo-esqueléticas, especialmente relacionadas com alterações da postura.
Benefícios do Pilates Clínico
- Devolve o equilíbrio ao sistema músculo-esquelético;
– Desenvolve uma consciência corporal que permite uma boa postura e o movimento saudável e natural do corpo;
– Melhora a performance desportiva;
– Diminuição da dor de origem músculo-esquelética;
– Diminuição dos níveis de ansiedade;
– Maior definição corporal, ganho de flexibilidade e melhoria geral da sua saúde.
De acordo com a Pilates Foundation (2017), o Pilates apresenta como benefícios:
- Melhorar a postura, a saúde e a capacidade física;
- Atingir objetivos físicos específicos e desafiar a capacidade atlética;
- Reabilitar após lesão, cirurgia ou doença;
- Retornar ao movimento;
- Expandir a noção corporal;
- Desenvolver confiança nas capacidades do corpo;
- Parecer melhor, sentir melhor, viver melhor;
- Viver uma vida mais feliz.
Quem pode beneficiar do Pilates Clínico?
Qualquer pessoa pode realizar sessões de Pilates Clínico, de qualquer idade ou condição física. É recomendado no tratamento da dor crónica, nas alterações posturais, em problemas ortopédicos, entre outras disfunções. Realizamos ainda sessões específicas para grávidas e atletas de alta competição.
Porquê fazer Pilates Clínico com um profissional de saúde?
– Mais seguro e eficiente pelo acompanhamento terapêutico individual e especializado;
– É aconselhado a realizar inicialmente, e sempre que justificado, uma consulta de avaliação clínica de Fisioterapia, no sentido de explorar a existência de lesões músculo-esqueléticas e esclarecer-se quanto à intervenção clínica mais adequada.
Quais os objetivos do Pilates Clínico?
O Pilates Clínico tem como principais objetivos procurar, através de um conjunto de exercícios pensados e estruturados em função das necessidades de cada individuo e/ ou sua condição clínica, promover confiança para o movimento, autogestão e segurança para o dia-a-dia e para atividades desportivas ou profissionais, bem como proporcionar melhores índices de funcionalidade, gestão da dor e ganho de estratégias de eficiência postural.
Desta forma, partindo de uma Avaliação onde é explorada a história clínica e testadas um conjunto de competências específicas, nomeadamente, força, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, consciência corporal, entre outros aspectos, cada pessoa é orientada para um plano de intervenção individual, com vista à obtenção de uma maior eficácia nos resultados.
Como Distinguir o Pilates Clínico do Pilates Tradicional?
O Pilates Clínico distingue-se do Pilates Clássico, pela orientação e acompanhamento por parte de um Terapeuta com formação especializada avançada, onde cada exercício faz sentido para o caso, condição ou pessoa em particular.
Como promover uma postura eficiente?
Uma postura eficiente é qualquer posição que determine a manutenção do equilíbrio com máxima estabilidade, mínimo consumo de energia e mínimo stress das estruturas anatómicas.
Como é que o Pilates Clínico pode ajudar-nos na manutenção de uma postura eficiente?
O Pilates Clínico destaca-se pelo acompanhamento individualizado e detalhado, em que é feita uma seleção de exercícios que visam alcançar os objetivos traçados, não esquecendo a necessidade de realizar reavaliações para possíveis ajustes.
Deste modo, sendo que a eficiência postural depende da mobilidade articular, resistência muscular, flexibilidade, consciência corporal entre outros fatores, nos estudos mais recentes o Pilates Clínico vem sendo apontado como fator importante, estabelecendo uma relação com melhorias não só da sintomatologia dolorosa, assim como dos níveis de bem-estar físico e emocional.
Neste sentido, e partindo do ideal que cada pessoa tem necessidade e expectativas diferentes, torna-se primordial a realização de uma avaliação da capacidade funcional, realizada por um profissional especializado.