Psicoterapia / Counselling

Home Psicoterapia / Counselling

Psicoterapia / Counselling

A Psicoterapia e Counselling representam uma forma de acompanhamento psicoterapêutico, existindo diferentes modelos, com fundamentos e pressupostos distintos. Na Neurodor seguimos o modelo Psicoterapêutico Humanista de Carl Rogers – abordagem centrada na pessoa, onde cada um está no centro do processo terapêutico.
Trata-se de um modelo onde o terapeuta procura compreender empaticamente a pessoa, através da comunicação, facilitando a tomada de consciência do que esta possa estar a vivenciar emocionalmente, no momento presente. Cria-se um ambiente de cuidado incondicional, sem julgamento e, por isso mesmo, é um modelo em que não existe interpretação da história da pessoa nem tentativas de explicação dos porquês daquilo que a pessoa está a sentir ou vivenciar.
A abordagem centrada na pessoa assenta a sua atuação em diferentes pilares:
- A pessoa/ cliente procura ajuda
- A pessoa/ cliente está incongruente (não se sente bem consigo mesma)
- O terapeuta está congruente (mantém-se focado e completamente disponível, sem interferência do seu julgamento pessoal)
- O terapeuta dá respostas de compreensão empática
- O terapeuta cria um ambiente de aceitação incondicional
- A pessoa/ cliente dá conta (progressivamente) da mudança terapêutica

Os principais benefícios

  • Obtenção de compreensão por parte do terapeuta.
  • Sentimento de acolhimento, aceitação incondicional e não julgamento.
  • Ganho de confiança pela forma como o processo decorre centrado na pessoa e não nas indicações do terapeuta.
  • Autoconhecimento.
  • Desenvolvimento do potencial humano.
  • Aceitação de si mesmo e sentimento de bem-estar.
  • Empoderamento para a mudança, numa vida autónoma.
  • Gestão e crescimento emocional.

Patologias/Áreas em que a Psicoterapia / Counselling intervém

Embora os pressupostos do processo terapêutico e as atitudes terapêuticas sejam as mesmas entre o Counselling e a Psicoterapia centradas na pessoa, estas distinguem-se na medida em que o Counselling não acompanha pessoas com quadros de psicopatologia, destinando-se exclusivamente ao desenvolvimento pessoal do potencial humano e autoconhecimento, reservando-se a Psicoterapia para o contexto da doença mental. Atualmente, na Clínica Neurodor, atuamos exclusivamente ao nível do Counselling, segundo a abordagem centrada na pessoa.

Psicologia ou Psicoterapia

A decisão entre um acompanhamento por Psicologia e Psicoterapia depende de vários fatores: preferências pessoais, quadro clínico, recomendações de outros profissionais, disponibilidade e durabilidade do processo. Contudo, podemos considerar que a Psicologia contempla um modelo terapêutico mais focado na avaliação, diagnóstico e intervenção na compreensão e modificação dos processos mentais, comportamentais e emocionais do indivíduo. Enquanto a Psicoterapia pode estar mais indicada para quem pretende, através de um modelo psicoterapêutico específico, uma abordagem mais intensiva e exploratória de sentimentos, emoções e comportamentos, levando à compreensão de si mesmo, enquanto pessoa.

Em que serviços atua?

Acordos e Convenções

A Clínica Neurodor, apesar de não atuar com subsistemas de saúde ou convenções, facilita o processo burocrático de reembolso junto de Seguradoras, sendo, no entanto, um processo da
responsabilidade do cliente. Informe-se connosco através dos nossos contactos ou junto de um colaborador de atendimento ao público da Neurodor.

Marcações

     

    Contactos

    • Morada Rua Flávia Estefânia Guimarães Edifício Biotalvai, nº 124 - V. N. Famalicão
    • Telefone 936 000 956 / 252 171 920

    Conheça as especialidades da Neurodor