Sabia que a lavagem nasal, é uma prática essencial que ajuda a prevenir infeções respiratórias nos bebés?
As infeções respiratórias como gripes, constipações e bronquites, são muito comuns nos bebés, principalmente nos seus primeiros anos de vida. A lavagem nasal ajuda a melhorar a qualidade do sono, a alimentação e pode ajudar na prevenção de complicações sempre que existe uma infeção respiratória.
Mas, para alguns pais, esta não é uma tarefa tão simples quanto parece. E alguns erros acabam por serem cometidos de forma inconsciente, resultando num desconforto por parte do bebé.
Saiba quais são os erros mais frequentes:
1. Usar força excessiva na aplicação
Ao colocar o soro com muita força, pode causar não só um desconforto no bebé, como também consequências mais graves, como engasgamentos ou até mesmo empurrar secreções para os ouvidos, aumentando o risco de uma possível otite.
2. Posicionamento incorreto
Deitar o bebé de barriga para cima pode aumentar o risco do soro ir para os pulmões.
3. Utilizar uma quantidade inadequada de soro
A maioria dos pais utiliza pouco soro, o que acaba por não ser suficiente para limpar de forma adequada as vias respiratórias.
4. Usar soro com uma temperatura errada
A utilização de um soro com uma temperatura demasiado baixa pode causa irritação e desconforto no bebé.
5. Realizar as lavagens com frequência excessiva ou insuficiente
Lavar o nariz muitas vezes pode irritar as mucosas, por outro lado lavagens insuficientes não ajudam a eliminar as secreções acumuladas.
6. Não higienizar adequadamente os materiais utilizados
O aspirador nasal e outros acessórios devem ser bem higienizados após cada uso, de forma a evitar a proliferação de bactérias e infeções.
7. Produtos inadequados
Alguns pais optam por utilizar soluções caseiras, ou até mesmo medicação sem orientação médica, acabando por causar irritação
Mas para um aconselhamento mais adequado agende consulta com a nossa Fisioterapeuta Ana Paula.